Área do Cliente

Artigos Empresariais Ver todas as notícias

Uma pequena empresa deve contratar um contador?

Por David Kall√°s

varejista

“√Č obrigat√≥ria a contrata√ß√£o de contador para uma pequena ou m√©dia empresa?”

Obrigatório não é. Existe a possibilidade de você contratar uma empresa que faça os serviços de assessoria contábil, sem a necessidade de ter um profissional na sua empresa. Entretanto, a pergunta correta seria se é aconselhável contratar uma pessoa.

Nesse caso, a resposta depende fundamentalmente do que você espera do contador. Se sua visão é a de um profissional que apenas o ajudará a recolher os impostos e tributos devidos, sugiro que pense em lançar mão de um escritório de contabilidade. Será mais barato e você não se preocupará com temas operacionais relacionados a gerenciar uma pessoa a mais em sua empresa.

Por outro lado, se o que voc√™ espera de um contador √© mais do que isso, talvez j√° possa come√ßar a pensar em ter uma pessoa dentro da sua empresa. Nesse caso, a fun√ß√£o do contador dever√° ir al√©m do simples cumprimento das leis e recolhimento de impostos. Essa pessoa tamb√©m dever√° ser respons√°vel pela intelig√™ncia financeira da sua empresa. Dever√° ser uma pessoa com uma vis√£o mais ampla e estrat√©gica das quest√Ķes cont√°beis, tribut√°rias e financeiras, em suma, seu bra√ßo direito para esses temas. Entre seus pap√©is, eu destacaria:

- planejamento tribut√°rio

- an√°lise do desempenho da empresa

- gest√£o de riscos (trabalhistas, tribut√°rios e financeiros)

- cumprimento das leis e recolhimento dos impostos devidos

A conta que você deverá fazer é se os benefícios trazidos por uma pessoa como essa superam os custos adicionais. Nesse sentido, quanto mais complexa for a sua operação e quanto mais numerosa forem as possibilidades de arranjos legais, mais provável será a existência de potenciais benefícios de se ter essa inteligência dentro de casa.

Finalmente, quanto ao perfil desejado por uma pessoa como essa, voc√™ dever√° estar atento. Deve ser uma pessoa din√Ęmica, inquieta e que sempre busque se atualizar e ficar atento n√£o s√≥ √† legisla√ß√£o, mas tamb√©m aos neg√≥cios e contexto da empresa. E, mais importante do que tudo, deve ser uma pessoa que goze de sua total confian√ßa. Infelizmente, os profissionais com esse perfil no mercado s√£o uma minoria, mas isso n√£o significa que voc√™ n√£o consiga achar um.

David Kallás é professor de Gestão Estratégica do Insper

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

HC Assessoria Cont√°bil

Share to Google Plus