Área do Cliente

Artigos Empresariais Ver todas as notícias

Como abrir uma empresa?

Você sabia que o Brasil é considerado um país empreendedor? E que são as microempresas que mais empregam hoje no mercado nacional?

CasinhaCiente disso, o Governo Federal vem incentivando cada vez mais a abertura de novos neg√≥cios a todos os brasileiros que sonham em ter o pr√≥prio neg√≥cio. E este √© o momento perfeito para dizer adeus ao patr√£o e ser ‚Äúdono do pr√≥prio nariz‚ÄĚ. Mas, √© preciso, tamb√©m, tomar cuidados importantes para alcan√ßar o sucesso.

Em todo o Brasil, as microempresas somam mais de 10 milh√Ķes em atividades no Pa√≠s. ¬†Para muitas pessoas, correr atr√°s deste sonho pode parecer um ‚Äúbicho de sete cabe√ßas‚ÄĚ. Mas n√£o √© t√£o dif√≠cil assim. O ritual de abertura pode parecer complicado, mas est√° ao alcance de qualquer um, desde que o interessado tenha tempo dispon√≠vel para cumprir todo o ritual de abertura do empreendimento.

Uma microempresa (ME) √© um empreendimento (comercial, de servi√ßo ou ind√ļstria) com faturamento anual inferior ou igual a R$ 240 mil (R$ 22.000,00 por m√™s) cujo pagamento de impostos pode ser realizado de forma simplificada. Ou seja, optar pelo SIMPLES (forma de tributa√ß√£o que engloba oito impostos numa √ļnica al√≠quota com valores reduzidos, dentre eles, o IR, PIS, COFINS, INSS, ICMS e IPI).

Entretanto, nem todas as empresas podem optar pelo SIMPLES, principalmente as prestadoras de serviços que exigem habilitação profissional. Portanto, antes de fazer uma opção tributária, o profissional de contabilidade que lhe auxiliará em todo o processo deverá verificar se atividade escolhida se enquadra na alternativa tributária.

Documentação necessária:

O empreendedor que escolher a opção pelo porte de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) deverá decidir se vai atuar sozinho ou em sociedade. Acesse a lista da documentação e taxas cobradas pela JUCEC para abrir uma empresa.

O Sebrae elaborou uma cartilha contendo informa√ß√Ķes sobre empresas em geral, esclarecendo sobre os Tipos de Empreendimentos Empresarial e Tributa√ß√Ķes para ME/EPP.

Dependendo da escolha, o empreendedor ter√° a op√ß√£o do neg√≥cio ser do tipo ‚Äúempresarial” (onde o dono atua profissionalmente sozinho) ou em ‚Äúsociedade‚ÄĚ. No caso da segunda, antes de come√ßar o ritual de abertura, √© preciso formalizar o acordo de sociedade por meio de um ‚ÄúContrato Social‚ÄĚ (documento que estabelece normas de relacionamento entre s√≥cios e a sociedade, e entre a sociedade e terceiros, al√©m de determinar direitos e obriga√ß√Ķes de cada um).

A s√©rie ‚ÄúSaiba Mais‚ÄĚ esclarece as d√ļvidas mais frequentes dos empres√°rios atendidos pela Orienta√ß√£o Empresarial Sebrae nas mais diversas √°reas: organiza√ß√£o empresarial, finan√ßas, marketing, produ√ß√£o, inform√°tica, jur√≠dica, com√©rcio exterior. Baixe o download do Guia do Empreendedor ‚Äď Legaliza√ß√£o de empresas, onde voc√™ encontrar√° todas as informa√ß√Ķes que precisa para abrir o seu neg√≥cio.

Fonte: Sebrae

HC Assessoria Cont√°bil

Share to Google Plus