Área do Cliente

Artigos Empresariais Ver todas as notícias

5 dicas para empreendedores de primeira viagem

Por Vinícius Gonçalves

Em um negócio próprio você passa de ser conduzido para ser o dono do próprio nariz. Se por um lado você deixa de receber ordens, por outro, se você não pensar e agir sua empresa nem sairá do papel, muito menos será bem administrada.

Apresentamos agora 5 dicas importantes para novos empreendedores.

1 ‚Äď Voc√™ n√£o precisar√° de um s√≥cio

Você só tem um motivo para buscar um sócio: O MEDO. Medo de estar sozinho, medo de  que  algo dê errado, medo de empreender.

Há pessoas que pelo simples fato de um amigo dar um palpite interessante na sua ideia de negócio já se sentem na obrigação de convidá-lo a participar.

Abandone esse sentimento de culpa. As pessoas tem suas próprias vidas e só estão pensando em uma maneira de ganhar mais algum dinheiro.

Se você estiver buscando um sócio porque:

  • Precisa de dinheiro: Procure um banco;
  • N√£o consegue fazer tudo: Contrate um funcion√°rio;
  • N√£o domina alguma √°rea: Terceirize
  • Precisa de conselhos: Contrate um consultor.

Só justificaria encontrar um sócio quanto ele tiver um conhecimento que você não possa terceirizar / comprar ou que não seja viável fazer isso.

2 ‚Äď N√£o basta ter uma boa id√©ia

Uma ideia por si não quer dizer nada. Temos boas ideias o tempo todo, o sucesso está no planejamento e execução desta ideia. Uma ideia mediana pode ser um excelente negócio se muito bem executada.

Já uma ótima ideia pode se tornar em um prejuízo enorme se mal executada. Pense nisso.

Para criar um empresa de sucesso você precisa de uma boa ideia de negócio, um bom planejamento e uma excelente execução deste planejamento.

3 ‚Äď Se tudo der muito certo vai faltar dinheiro

Ano passado fui chamado para dar consultoria para uma pequena empresa de produtos agropecuários. Os proprietários estavam assustados porque tudo parecia ir muito bem mas não havia dinheiro no caixa e as dívidas da empresa estavam crescendo todo mês.

Resultado: Tudo Estava Dando Muito Certo.

Com o crescimento rápido das vendas os empresários precisaram comprar mais produtos para repor nas prateleiras.  A medida que vendiam mais produtos, aumentavam as vendas à prazo. Assim , sem dinheiro no caixa tinham que pedir prazo aos fornecedores, aumentando a dívida da empresa.

Mesmo tudo correndo muito bem você vai precisar de ajuda!

Você poderá encontrar ajuda no SEBRAE e em sites especializados como o Novo Negócio.

4 ‚Äď Voc√™ deve ter uma estrat√©gia de sa√≠da

O negócio que você pretende montar pode não dar certo e se isto acontecer o que você fará?

Você deve estar preparado para perder o mínimo de dinheiro. Então você deveria:

  • Entrar com o menor capital poss√≠vel;
  • Come√ßar pequeno, a partir de casa, se o seu modelo de neg√≥cio permitir;
  • N√£o imobilizar dinheiro desnecess√°rio comprando ve√≠culos, im√≥veis ou m√°quinas que possam ser compradas depois ou at√© mesmo alugadas;
  • Deixar seu estoque o menor poss√≠vel, sem faltar mercadoria √© claro;

Faça o máximo que puder gastando pouco, caso o negócio seja ruim mude de negócio, caso o negócio seja bom fique e ai sim comece a investir pesado!

Esta dica vale tanto para montar uma loja de roupas quanto para iniciar uma empresa com maior aporte de capital.

No caso das grandes empresas normalmente o empreendedor deve ter uma estratégia de saída que contemple também uma estratégia de capitalização, seja abrindo o capital da empresa na bolsa ou vendendo uma porcentagem do negócio.

5 ‚Äď A pressa √© inimiga Da Perfei√ß√£o do sucesso

Não tenha pressa, NÃO comece seu negócio sem um planejamento! Ai sim você estará destruindo suas economias. A prudência e o planejamento são o melhor caminho.

Se você só vai ter tempo para começar seu negócio no fim do ano ou mesmo no ano que vem, inicie agora o planejamento, quanto mais cedo você começar mais tempo terá para conhecer o negócio e se adaptar.

Respostas

Link: http://www.becocomsaida.blog.br/2014/02/5-dicas-para-empreendedores-de-primeira-viagem/

Por: Vinícius Gonçalves

Administrador de empresas, fundador dos portais Casa da Consultoria e Novo Negócio, aficionado por geração e gestão de negócios.

HC Assessoria Cont√°bil

Share to Google Plus